Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Sustentabilidade > Plano ABC > Projeto Pecuária ABC > Seminários e Eventos

Seminários e Eventos

publicado 04/12/2017 15h33, última modificação 04/12/2017 15h33

Fórum de Pecuária Baixa Emissão de Carbono

Os produtores de leite e corte do país podem ter mais rentabilidade e sustentabilidade ao trabalhar com os dejetos dos animais por meio da geração de energia oriunda do biogás produzido nas propriedades. Essas alternativas economicamente viáveis para o tratamento de resíduos foram apresentadas nos Fóruns de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono.

A equipe do projeto realizou os encontros nas principais regiões produtoras do País. Produtores, técnicos, pesquisadores, empresários, estudantes, entre outros representantes da área rural de diferentes estados brasileiros tiveram a oportunidade de receber o evento com informações sobre a importância do reaproveitamento dos dejetos animais.

Temas como viabilidade econômica, tecnologias de produção mais limpa na pecuária intensiva, sistemas para mitigar as emissões de GEE, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), e financiamento e linhas de créditos para tecnologias voltadas para uma produção mais sustentável, estão entre os assuntos são destacados pelos palestrantes – profissionais do MAPA (consultores e fiscal federal) e da Embrapa.

O objetivo foi mostrar os benefícios gerados ao tratar os resíduos dos animais. O produtor pode gerar mais renda, energia e biofertilizantes, possibilitar mitigação dos impactos ambientais e aumentar a oferta de biogás. Além de reduzir os custos de produção, de fertilizantes industrializados e a emissão de gás metano (CH4) e de outros Gases de Efeito Estufa (GEE).  O fórum também promove os benefícios da produção com baixa emissão de carbono aos produtores e consumidores, tornando assim a um modelo a ser seguido por outras cadeias de produção de proteína animal.

A utilização do biogás traz benefícios econômicos diretamente para o produtor, pois a energia produzida nas propriedades pode ser utilizada no aquecimento de água para cozimento nos domicílios e para higienização das instalações da produção rural.

O Fórum é uma ação do projeto coordenado pelo MAPA com o apoio da Embrapa e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).