Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Sustentabilidade > Cesesp > Eventos > Workshops Regionais sobre vigilância das síndromes neurológicas em herbívoros

Workshops Regionais sobre vigilância das síndromes neurológicas em herbívoros

publicado 20/06/2018 18h57, última modificação 20/06/2018 18h57
Histórico dos Workshop ao longo de 2015 e 2016
Quando 30/01/2015 a 00h00 30/12/2016 a 00h00 a
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Entre 2015 e 2016, foram realizados workshops regionais objetivando conscientizar e orientar os profissionais e estudantes de medicina veterinária quanto aos procedimentos técnicos de colheita e envio de amostras, visando efetivo diagnóstico das síndromes neurológicas, especialmente raiva e encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET).

Foi elaborado procedimento operacional padrão (POP) sobre acondicionamento e transporte de amostras do SNC de ruminantes, disponibilizado aos participantes.

Os eventos ocorreram em regionais com fatores de risco para a raiva e a EEB, em locais estratégicos (instituições de ensino superior, cooperativas e sindicatos rurais), em parceria com os Escritórios de Defesa Agropecuária Regionais/CDA e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP).

Em cada workshop foram realizadas palestras técnicas sobre os Programas Nacionais e Estaduais da raiva dos herbívoros e da EEB, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, acondicionamento e transporte de amostras biológicas e importância dos formulários (FORM-NOTIFICA, FORM-SN). Foram exibidos vídeos demonstrativos de sintomas e procedimentos de colheita. Houve estudos de casos com exemplos práticos. Cada participante recebeu um CD com as palestras, os formulários, legislações, manuais técnicos e o POP. Foram realizados 16 workshops nas regionais: São João da Boa Vista, Botucatu, Itapeva, Piracicaba, Sorocaba, Marília, Tupã, Presidente Prudente, São Paulo, Fernandópolis, Andradina, Franca, Ourinhos, Guaratinguetá, Barretos e Ituverava. Ao todo, foram capacitadas 1480 pessoas, sendo 553 profissionais (37,8%) e 927 graduandos do último ano de medicina veterinária (62,6%). Ao final de cada evento, foi aplicado questionário educativo. A média geral das notas da avaliação foi 8,3.

Realização: SFA-SP, através do SSA/DDA/SFA-SP e CESESP, Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA/SAA-SP e CRMV-SP

Público alvo:

Médicos veterinários dos serviços privado e público e alunos do último ano das Faculdades de Medicina Veterinária

Nº de Workshops realizados: 16

Nº de participantes: 1480

registrado em: