Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Saúde Animal e Sanidade Vegetal > Saúde Animal > Sistema de Informação em Saúde Animal

Sistema de Informação em Saúde Animal

publicado 04/01/2017 10h31, última modificação 06/02/2017 11h15

O Sistema Nacional de Informação Zoossanitária - SIZ é administrado pela Coordenação de Informação e Epidemiologia – CIEP, e gerencia os dados e informações sobre ocorrência das doenças, bem como outras informações de interesse para a saúde animal.

Os principais objetivos do SIZ são coletar, consolidar, analisar e divulgar informações zoossanitárias para apoiar a elaboração, implantação, avaliação e tomada de decisões sobre estratégias e ações de vigilância, prevenção, controle e erradicação de doenças animais de relevância para a pecuária e para a saúde pública; bem como subsidiar a certificação zoossanitária nacional junto a organizações internacionais e países ou blocos econômicos com os quais o Brasil mantém relações comerciais.

A CIEP é responsável pelas notificações imediatas de doenças e pelos Informes Semestrais e Anual que são enviados pelo Brasil à OIE, mantendo a comunicação sobre a ocorrência de doenças que ocorrem no país.

O banco de dados do SIZ baseia-se  em uma lista de doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial.

A notificação de doenças da Lista estabelecida pela Instrução Normativa MAPA nº 50, de 23 de setembro de 2013, é obrigatória para todos aqueles que tem conhecimento da suspeita ou de casos confirmados, conforme os critérios e fluxos estabelecidos na norma. A notificação deve ser realizada aos Serviços Veterinários Oficiais dos Estados -SVEs, nas Unidades Veterinárias Locais –UVLs ou escritórios de atendimento à comunidade, nas sedes dos SVEs ou nas Superintendências Federais de Agricultura-SFAs, para definição e providências necessárias ao controle e erradicação das doenças. Para médicos veterinários e pesquisadores ou professores que identificarem as doenças da categoria 1,2 e 3 da Lista, poderá ser utilizado o FORM NOTIFICA.

Lista de doenças animais de notificação obrigatória

Situação de doenças animais no Brasil - 2016

FORM NOTIFICA e Instrutivo

Informes Zoossanitários

2015 - 2º Semestre (em espanhol)

2015 - 1º Semestre (em espanhol)

2014 - 2º Semestre (em espanhol)

2014 - 1º Semestre (em espanhol)

2013 - 2º Semestre (em espanhol)

2013 - 1º Semestre (em espanhol)