Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Saúde Animal e Sanidade Vegetal > Saúde Animal > Qualidade dos Serviços Veterinários

Qualidade dos Serviços Veterinários

publicado 10/02/2017 15h29, última modificação 10/02/2017 15h29

A Coordenação de Avaliação e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários - CASV foi instituída no DSA por meio da Portaria SDA n. 99 de 12/05/2016, com o objetivo de sistematizar o processo de avaliação do serviço veterinário brasileiro, buscando promover melhorias e garantir padrões de qualidade satisfatórios dos procedimentos e controles da defesa sanitária animal, baseado no monitoramento contínuo de indicadores e em auditorias presenciais. 

A CASV é responsável por organizar os processos de auditoria e os procedimentos de avaliação que abordem temas da saúde animal, além da revisão dos critérios e metodologia utilizados, procedimentos de capacitação continuada da equipe de auditores e mecanismos de acompanhamento dos planos de ação.

MONITORAMENTO POR INDICADORES

A avaliação contínua de indicadores de qualidade dos serviços veterinários elaborados a partir de informações dos próprios serviços e de outras fontes contribui efetivamente para o estabelecimento de parâmetros de qualidade e aperfeiçoamento do sistema. Neste sentido, o estabelecimento de sistemas e estruturas especializadas para o gerenciamento de dados e indicadores, além de sua divulgação e discussão com as partes interessadas, representam elementos essenciais para o conhecimento e aperfeiçoamento contínuo dos Serviços Veterinários, como forma de garantir as competências fundamentais para fazer frente aos desafios sanitários e comerciais que se apresentam ao País.

AUDITORIAS

A economia cada vez mais globalizada implica em constante crescimento nas comunicações, na movimentação de pessoas e do comércio nacional e internacional de animais e produtos de origem animal. Essas transformações aumentam a necessidade de melhor proteger a saúde pública, a saúde animal e o meio ambiente. Assim, os Serviços Veterinários assumem importância decisiva em garantir e certificar que os produtos comercializados são adequados para o consumo humano e não constituem risco para a saúde animal ou ao ambiente. O Brasil, como grande produtor, consumidor e exportador de alimentos e produtos de origem animal, deve dispor de Serviços Veterinários de excelência, aptos a dar garantias e respostas rápidas e com inserção sólida nos diversos contextos das cadeias produtivas, como forma de promover a atividade agropecuária e o desenvolvimento do País.

O país ainda conta com grandes diversidades regionais nos aspectos ambientais, produtivos, econômicos, socioculturais e políticos, o que aumenta consideravelmente a complexidade e as dificuldades para gestão e manutenção de padrões de qualidade dos Serviços Veterinários compatíveis com as demandas dos mercados consumidores. A gestão da qualidade desses serviços representa componente fundamental para a manutenção e para os avanços necessários à saúde animal no Brasil.

Devido à complexidade do tema, a CASV/CGPZ vem aprimorando sua estrutura e buscando fortalecer a equipe de auditores, promovendo condições de avançar na implantação de um adequado sistema de avaliação e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços veterinários.