Sanidade Suídea

publicado 05/01/2017 14h51, última modificação 09/08/2019 17h30

Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos – PNSS

O PNSS concentra seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional. Todo cidadão que suspeite da ocorrência de uma dessas doenças no território nacional é obrigado a comunicar imediatamente o fato ao serviço veterinário oficial.

As atividades do PNSS estão voltadas para a prevenção de doenças, para o reconhecimento, manutenção e ampliação de zonas livres de doenças e na certificação e monitoramento de granjas de reprodutores suídeos (GRSC). Estas atividades estão descritas no Regulamento Técnico do PNSS, aprovado pela Instrução Normativa nº 47, de 18/6/2004, que prevê o controle sanitário oficial a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas já existentes no Brasil.

Para fornecer subsídios técnico-científicos, elaborar e avaliar propostas que visem melhorar o Programa, o DSA conta com a assessoria do Comitê Técnico e Científico (CTC), instituído pela Portaria Ministerial nº 320, de 20/12/2006, composto por profissionais especializados em diversas áreas relacionadas à saúde animal.

 

Coordenação do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos - PNSS

A coordenação nacional do PNSS é exercida por um representante do Departamento de Saúde Animal (DSA/MAPA) e, em cada UF, a coordenação é exercida por um representante do serviço de saúde animal da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e um representante do órgão executor das atividades de defesa sanitária animal.

a) Departamento de Saúde Animal - DSA
Coordenação-Geral de Sanidade Animal – CGSA
Coordenação de Animais Terrestres – CAT
Divisão de Sanidade dos Suídeos – DSS

Guilherme Zaha Takeda, Médico Veterinário - Auditor Fiscal Federal Agropecuário - Chefe de Divisão

Michael Laurence Zini Lise, Médico Veterinário - Auditor Fiscal Federal Agropecuário

E-mail:

Telefones: +55 (61) 3218-2473/ 2662

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA - Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 306, CEP: 70.043-900, Brasília - DF - Brasil

b) Serviços de Saúde Animal das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

c) Órgãos executores das atividades de defesa sanitária animal

 

 d) Portaria nº 40, de 19 de março de 2019

PLANO ESTRATÉGICO PARA VIGILÂNCIA, CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA PSC NA ZONA NÃO LIVRE - ZNL (2019-2028)

Links relacionados:
Código Sanitário para Animais Terrestres OIE
Manual de Testes Diagnósticos e Vacinas para Animais Terrestres OIE
Informação sanitária semanal OIE
Boas Práticas de Produção de Suínos EMBRAPA
EMBRAPA Suinos e Aves