Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Saúde Animal e Sanidade Vegetal > Saúde Animal > Programas de Saúde Animal

Programas de Saúde Animal

Programas de Saúde Animal

O gerenciamento dos programas de saúde animal visa fortalecer a situação do país, mediante aplicação de diretrizes de prevenção, vigilância, controle e erradicação de doenças dos animais terrestres e aquáticos.

 Notificação obrigatória de doenças dos animais: É obrigatória a notificação de suspeita ou ocorrência de doença listada na Instrução Normativa 50/2013, por parte de qualquer cidadão, especialmente para profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.

A notificação é fundamental para atuação precoce e efetiva do Serviço Veterinário Oficial, visando manter a melhor situação para a saúde animal e colaborar na promoção de saúde humana. Diversas doenças dos animais, dentre as de notificação obrigatória, causam sérias repercussões para a saúde pública e para o trânsito e comércio de animais, seus produtos e subprodutos, por isso é necessário contar um sistema eficiente de notificação e de atuação do serviço veterinário oficial.

Para mais informações sobre a ocorrência e a notificação de doenças dos animais no País, consulte o Sistema de Informação em Saúde Animal.