Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações Internacionais > Promoção internacional > Cultura Exportadora

Cultura Exportadora

publicado 13/01/2017 18h36, última modificação 16/05/2018 15h37

O conjunto de ações do Ministério da Agricultura para a promoção dos produtos e serviços agropecuários no mercado externo estimula o Brasil a se consolidar como provedor mundial de matérias primas vegetais e alimentos de qualidade.

As atividades do setor estão sob responsabilidade do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, subordinado à Secretaria de Relações Internacionais (SRI). A atuação se desenvolve na produção de dados estatísticos para a orientação nas tomadas de decisão, estímulo ao trabalho integrado em todas as fases do processo de exportação e organização e participação em eventos e missões internacionais.

Produção de dados estatísticos – Uma das principais informações estratégicas disponíveis é o resultado da balança comercial. Com atualização mensal, o estudo traz o desempenho das exportações e importações brasileiras, incluindo as estatísticas dos negócios com os principais parceiros comerciais e os números do desempenho por unidade da Federação.

Integração para a exportação

O Projeto de Integração do Agronegócio para Exportação (ProdiEx) é o instrumento oficial de incentivo à atuação conjunta e articulada da produção, comercialização e distribuição visando ao mercado exterior. A integração para exportação proporciona economia de escala e incrementa a geração de empregos.

Eventos e missões 

É constante a participação de representantes brasileiros da cadeia produtiva e do setor público em eventos internacionais, com a parceria do Ministério da Agricultura. Da mesma forma, acontece a atuação articulada com outros órgãos públicos e instituições privadas na organização de missões oficiais e empresariais ao exterior e a recepção de autoridades estrangeiras.