Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Produção Animal > Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

publicado 01/11/2019 10h12, última modificação 08/11/2019 17h34

Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite – PQFL, instituído pela Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018, é uma ferramenta de controle elaborada pela empresa ou cooperativa. Nele é definida a política do laticínio em relação aos seus fornecedores de leite, devendo-se contemplar a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os produtores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias.

O PQFL é um processo contínuo e evolutivo onde os esforços dos executores visam qualificar ininterruptamente os fornecedores de leite, melhorando ou aprimorando as Boas Práticas Agropecuárias nos sistemas produtivos, tendo como referência dados estatísticos de controle da matéria-prima e relatórios de acompanhamento da propriedade.

A obrigatoriedade de qualificação de seus fornecedores, será uma grande oportunidade dos laticínios melhorarem a produtividade e o rendimento de seus processos e produtos, uma vez que terão matérias primas de melhor qualidade, e menor descontinuidade de fornecimento, além de estimular uma pecuária mais profissional, por parte dos produtores rurais, o que resultará em melhoria da produtividade, qualidade e consequentemente da competitividade na cadeia leiteira nacional.

A Coordenação Geral de Produção Animal será responsável por coordenar o acompanhamento da execução das ações dos planos de qualificação em todo país. Conforme previsto pelo art. 9º da Instrução Normativa 77/2018, o Guia Orientativo para Elaboração do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite está disponível no link abaixo.

 

Anexo ao Guia estão disponibilizados os seguintes documentos:

1-     Orientações sobre as Boas Práticas Agropecuárias.

2-     Lista de verificação para avaliação da implementação das Boas Práticas Agropecuárias em propriedades rurais.

3-     Formulário padrão para envios dos Planos ao MAPA.

 

Documentos disponíveis:

Guia orientativo para elaboração do PQFL

Boas Práticas Agropecuárias - BPA

Lista de Verificação de BPA

Formulário padrão para envio do PQFL