Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Laboratórios > Programa interlaboratorial

Programa interlaboratorial

publicado 14/12/2016 17h26, última modificação 20/12/2016 10h04

O Programa Interlaboratorial do MAPA é executado pela unidade PRIMAR/Lanagro-MG, a qual coordena a produção de material de referência juntamente com os demais laboratórios, e conduz periodicamente rodadas de ensaios de proficiência, das quais participam os laboratórios da Rede Nacional, tanto oficiais como credenciados.

Os demais Lanagros também apóiam o PRIMAR/Lanagro-MG produzindo material de referência de acordo com suas expertises em termos de ensaios e matrizes. O PRIMAR/Lanagro-MG, por sua vez, é responsável pela logística de distribuição de amostras, recebimento de resultados e tratamento estatístico, culminando com a emissão de relatório final consolidado.

A participação em programas de ensaios de proficiência fornece aos laboratórios um meio objetivo de comprovar sua competência para a realização das análises rotineiras em si, e assim garantir a confiabilidade dos resultados gerados. O uso de material de referência, por sua vez, garante a rastreabilidade dos dados analíticos e é fundamental para a avaliação do desempenho do método e eficácia da capacitação de seu corpo técnico, por exemplo. Desta maneira, os dados gerados podem ser usados tanto para a autoavaliação do laboratório, como para conhecimento de seus clientes, organismos reguladores e de acreditação. Estas ações suplementam, consequentemente, os próprios procedimentos internos de controle e garantia da qualidade analítica.

 

Para consultar as rodadas de ensaios de proficiência providas pelo PRIMAR, clique no link abaixo:


- Rodadas em andamento


- Acesso a participantes inscritos (área restrita)

registrado em: