Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Laboratórios > Gestão Estratégica

Gestão Estratégica

publicado 14/12/2016 17h26, última modificação 21/11/2017 16h28

A Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários – CGAL - é o órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA - competente para gerenciar e organizar as atividades laboratoriais da Secretaria de Defesa Agropecuária. Em conjunto com os seis Laboratórios Nacionais Agropecuários - Lanagros, a CGAL constitui a REDE LANAGRO. O trabalho desempenhado por esta Rede possui papel fundamental nas ações de controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos agropecuários produzidos no Brasil e comercializados no país e no exterior. Possui, ainda, ação estratégica no monitoramento sanitário de rebanhos e lavouras, participando da garantia do status sanitário do país e do controle e saneamento de doenças animais e pragas vegetais. Consequentemente, participa ativamente da conquista e da manutenção de mercados nacionais e internacionais.

Desde 2010, a Rede Lanagro vem desenvolvendo atividades voltadas à Gestão Estratégica. Atualmente, a CGAL conduz a implementação do mapa estratégico da Rede Lanagro, alinhado à missão institucional do MAPA, e trabalha fortemente no desenvolvimento e na implementação de outros elementos estratégicos. A Rede Lanagro possui 18 Objetivos Estratégicos e 27 Indicadores Estratégicos de Desempenho. A implementação plena desses elementos estratégicos é essencial para nortear o planejamento das ações da rede laboratorial, de forma cada vez mais alinhada aos objetivos estratégicos estabelecidos e à Visão de Futuro tanto da Rede Lanagro quanto do MAPA, no sentido do alcance da Missão institucional de “Promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária e a segurança e competitividade de seus produtos”.

Este planejamento, alinhado ao monitoramento dos indicadores estratégicos, permitirá grande ganho na qualidade das ações e na tomada de decisão da área laboratorial, contribuindo para o atendimento adequado das demandas e para a modernização da defesa agropecuária. 

Os Objetivos Estratégicos da Rede Lanagro estão distribuídos sob 4 perspectivas:

•    Perspectiva de Pessoas, Aprendizado e Crescimento;
•    Perspectiva de Processos Internos;
•    Perspectiva de Clientes; e
•    Perspectiva da Sociedade.

 

Demonstrar Ser excelente na prestação de Serviços Laboratoriais para a Defesa Agropecuária” e “Ser Reconhecida como referência em Serviços Laboratoriais Agropecuários” são objetivos vitais para a Rede Lanagro, e suas equipes trabalham direcionadas a este foco, em prol da sociedade brasileira.

Clique na figura abaixo para visualizar o mapa estratégico da Rede Lanagro:

 

 

 

 

registrado em: