PAN-BR AGRO

publicado 14/05/2018 16h36, última modificação 08/11/2019 14h55

Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária, o PAN-BR AGRO

Como desdobramento do Plano de Ação Global sobre Resistência aos Antimicrobianos, definido pela aliança tripartite entre a Organização Mundial de Saúde - OMS, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO e a Organização Mundial de Saúde Animal - OIE,  aprovado em maio de 2015, o Brasil trabalhou de forma conjunta, sob a coordenação do Ministério da Saúde, na elaboração do Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos - PAN-BR.

O Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária, o PAN-BR AGRO, foi elaborado pela Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais - CPRA, no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA/MAPA, em conjunto com a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação - SDI/MAPA. Foram envolvidos o setor privado regulado, os órgãos estatutários de profissionais agropecuários e as instituições de ensino, pesquisa, inovação, desenvolvimento e fomento setorial.

Para garantir a sustentabilidade do Plano e a execução das atividades previstas, o MAPA reafirmou seu compromisso com o tema ao instituir o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária - o AgroPrevine, com a publicação da Instrução Normativa MAPA nº 41/2017.

O PAN-BR AGRO foi elaborado para ser executado em cinco anos, de 2018 a 2022. Será avaliado anualmente  e poderá passar por ajustes, se a SDA/MAPA e SDI/MAPA julgarem necessário. Sua operacionalização certamente irá ratificar a vocação do Brasil como país indispensável do núcleo estratégico da segurança alimentar mundial, pela produção de produtos sustentáveis, inócuos e competitivos internacionalmente.

Ações 2018

- Oficina para elaboração do programa de vigilância integrada da resistência aos antimicrobianos na cadeia alimentar.

- Oficina para definição de prioridades de pesquisa sobre resistência aos antimicrobianos na suinocultura e avicultura.

Ações 2019

- Oficina para Discutir Diretrizes quanto ao Aumento da Supervisão Veterinária, Publicidade e Uso Extra Bula de Antimicrobianos em Animais.

Palestras 1 2 3 4 5 6

Oficina sobre o Alinhamento de Diretrizes para Elaboração de Protocolos de Uso Racional de Antimicrobianos em Animais.

Palestras 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Acesse aqui o PAN-BR AGRO na íntegra

PAN-BR Saúde Única