Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Cooperativismo > Conheça também

Conheça também

publicado 01/12/2016 15h34, última modificação 02/02/2017 10h07

Conheça também

Ano Internacional das Cooperativas

Balança Comercial Brasileira de Cooperativas

Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB

 

A representação do sistema cooperativista, no âmbito nacional, cabe à Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, conforme o estabelecido na Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, a popularmente conhecida, Lei Cooperativista. A OCB congrega as organizações estaduais, constituídas com a mesma natureza e, tem como uma de suas incumbências atuar como órgão técnico-consultivo do poder público.

 

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem o objetivo de administrar e executar a profissionalização e, proporcionar a promoção social dos associados, dirigentes e funcionários das cooperativas. Além disso, tem a função de assessorar o Governo Federal em assuntos de formação profissional e de gestão de cooperativas. O Sescoop também está presente em todas as Unidades da Federação. Cada Unidade Estadual desenvolve ações pontuais de acordo com a realidade local.

 

Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop

 

No âmbito do poder legislativo tem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) que é constituída por parlamentares – Deputados Federais e Senadores, independente de filiação partidária. Em nível estadual já existem várias Frencoops.

A Frencoop é de natureza política e não ideológica e tem por objetivo trabalhar na defesa dos interesses do cooperativismo em toda a sua extensão, representando-o no Congresso Nacional e em todas as áreas e níveis de Governo.

 

União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes

 

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi constituída em 2005, e desenvolve ações de apoio, às cooperativas e organizações a ela associadas.


União e Solidariedade das Cooperativas e Empreendimentos de Economia Social do Brasil – Unisol

 

A União e Solidariedade das Cooperativas e Empreendimentos de Economia Social do Brasil tem por objetivo principal reunir as entidades, empresas coletivas constituídas por trabalhadores e quaisquer outras modalidades de pessoas jurídicas, a fim de promover a melhoria socioeconômica de seus integrantes.

 

Representação Cooperativista Internacional

 

ACI – Aliança Cooperativa Internacional

 

A entidade que congrega as cooperativas dos cinco continentes é a Aliança Cooperativa Internacional – ACI, que tem sede em Genebra (Suíça). A ACI é uma associação não-governamental e independente, que tem como objetivo prestar apoio às cooperativas do mundo inteiro, fortalecendo e estimulando a integração, autonomia e desenvolvimento do cooperativismo.


ACI Américas

 

No continente americano essa articulação é feita pela ACI Américas, com sede em São José (Costa Rica).