Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Boas Práticas e Bem-estar Animal > Equídeos

Equídeos

publicado 02/02/2018 15h59, última modificação 25/09/2018 13h37

equideos.jpgOs trabalhos na equideocultura desenvolvidos pela CBPA objetivam melhorar a relação humano-animal, elevando o grau de bem-estar dos equídeos, especialmente com relação a práticas de manejo e treinamento.

Adicionalmente, busca-se melhorar as práticas de transporte e abate das espécies.

 

Materiais técnicos

Manual de Boas Práticas de Manejo na Equideocultura

Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia De Animais

Manual de Boas Práticas para o Bem-estar Animal em Competições Equestres

 

Projetos

Projeto Boas Práticas e Capacitação em Equideocultura: projeto formalizado com a UFSC para multiplicação e divulgação das boas práticas na equideocultura para 300 produtores e profissionais da cadeia produtiva. O projeto consta no processo nº 21000.030326/2016-15 com repasse de R$162.000,00 e duração de 2 anos.

Projeto Boas Práticas e Capacitação em Bem-estar de Asininos: projeto formalizado com UFRSA, que tem como parceiros a USP, Donkey Sanctuary e a Universidade Positivo, processo nº 21000.030968/2016-14, com o objetivo de identificar alternativas de manejo humanitário da espécie e capacitação de multiplicadores e manejadores, bem como órgãos públicos envolvidos nas polítcas públicas voltadas para os asininos na região Nordeste. O valor tota do projeto é: R$ 399.826,68 com finalização prevista para 2020.

GT BEA da Câmara Setorial de Equideocultura: em reunião dia 12/08/14 foi estabelecido um grupo de trabalho para elaborar manual de recomendações em bem-estar animal para equideos destinados a eventos esportivos. O grupo é composto por representantes das associações de raça que compõem a câmara setorial (crioulo, quarto de milha, cavalos de corrida e mangalarga marchador), associação de veterinários de equinos (ABRAVEQ), Comissão de Bem-Estar Animal do MAPA (CTBEA) e representante das entidades turfísticas. CONCLUÍDO!

Turfe

É competência da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal a fiscalização e o fomento da atividade turfística. Para promover corridas de cavalos com arrecadação de apostas, todas as entidades devem obter Carta Patente junto ao Ministério da Agricultura.

Contato: turfe.cbpa@agricultura.gov.br

Legislação

Entidades turfísticas com Carta Patente:

Jockey Club Cearense/CE
Derby Club Sobralense/CE (Carta Patente Provisória)
Jockey Club de Goiás/GO
Jockey Club Pernambuco/PE
Jockey Club Paraná/PR
Jockey Club Fazenda Rio Grande/PR
Jockey Club Pontagrossense/PR
Jockey Club Brasileiro/RJ
Jockey Club do Rio Grande do Sul/RS
Jockey Club Cachoeira do Sul/RS
Jockey Club Caraziense/RS
Jockey Club de Alegrete/RS
Jockey Club de Pelotas/RS
Sociedade Hípica Dr. Ildo Pinto/RS
Jockey Club de Sorocaba/SP