Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Boas Práticas e Bem-estar Animal > Bovinocultura

Bovinocultura

publicado 02/02/2018 15h49, última modificação 02/02/2018 15h49

Bovinos Leiteiros

Os trabalhos desenvolvidos pela CBPA e seus parceiros na bovinocultura leiteira têm como objetivo apoiar instituições para o treinamento de produtores visando a implementação das boas práticas agropecuárias, objetivando o aumento da taxa de desfrute, e a sustentabilidade do sistema. Além dos aspectos produtivos, são trabalhados temas relacionados a melhoria das condições de ambiência e da redução do medo, de lesões e de acidentes.

A Coordenação também atua junto a instituições de pesquisa para fortalecer as análises de dados relacionados a pecuária de corte, promovendo solidificação das áreas de inteligência vinculadas ao setor.

 

Materiais técnicos

Boas Práticas de Manejo – Ordenha

Vacinação

Transporte de Bovinos

Bezerros ao nascimento

 

Projetos

Projeto FUNEP/Unesp Jaboticabal - boas práticas para o bem-estar de bovinos de leite e corte: O processo 21000.009573/2013-00 formaliza o projeto com o objetivo de validar as boas práticas de manejo e promover treinamentos de técnicos, produtores e trabalhadores rurais. Entre as metas estão a realização de palestras, cursos e mini-cursos com foco nas boas práticas para o manejo de bovinos de corte e de leite. Os tópicos para pecuária de corte são: manejo de bezerros ao nascimento, vacinação, manejo de embarque, transporte, identificação. Os tópicos para pecuária de leite: manejo de bezerros leiteiros, manejo para conforto das vacas em lactação, vacinação em bovinos leiteiros, boas práticas de ordenha. O valor do projeto totaliza R$ 176.500,00. CONCLUÍDO!

 

Bovinos de Corte

Os trabalhos desenvolvidos pela CBPA e seus parceiros na bovinocultura de corte tem como objetivo melhorar a taxa de desfrute, reduzir medo, lesões e acidentes, melhorar as condições de ambiência estimulando sistemas silvo-pastoris, minimizar a dor em procedimentos de manejo.

Materiais técnicos

Embarque

Reduzindo Lesões em Bovinos Durante o Manejo Pré-Abate

Programa STEPS – Abate Humanitário de Bovinos

Transporte

Vacinação

Identificação

 

Projetos (Página Secundária)

Abate Humanitário - Projeto com WSPA: Termo de Cooperação que tem como objetivo a conjugação de esforços entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Sociedade Protetora dos Animais (sigla em inglês, WSPA) no desenvolvimento e execução de programa de atualização dos médicos veterinários oficiais e nas equipes de empresas frigoríficas, nas ações diretamente ligadas aos requisitos de Bem-estar Animal e Abate Humanitário. O objetivo é melhorar o entendimento e aplicação dos dispositivos legais da legislação brasileira em atender as boas práticas de abate humanitário, incluindo os padrões internacionais e as diretrizes da Organização Internacional de Saúde Animal (sigla em inglês, OIE) relacionados ao bem-estar animal durante o pré-abate e abate, quando aplicáveis. Os programas de treinamentos envolverão as áreas de abate de bovinos, suínos e aves, com ênfase na aplicação das boas práticas de manejo pré-abate e de abate.

A programação dos cursos planejados é divulgada na página fique por dentro, com orientações para inscrições e informações. Para demandar novos cursos orientamos os interessados a entrar em contato com a WSPA ou com o ponto focal de bem-estar animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do seu Estado.

Avaliação de embarque, desembarque e transporte de bovinos - Projeto com UnB: Edital n° 40/2008 do CNPq com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e de inovação, mediante a seleção pública de propostas para apoio financeiro a projetos. O montante de recursos destinados a esse edital foi de R$ 980.000,00. A Universidade de Brasília (UnB) teve o seguinte projeto selecionado que gerou uma tese: 

• Sobre a perspectiva do bem-estar animal, avaliar o embarque, transporte e desembarque de bovinos.

 

Atualização da Instrução Normativa nº 03 de 2000 que trata do abate humanitário: o grupo de trabalho foi estabelecido em 2012, sendo composto por técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Comissão de Bem-Estar Animal e da WSPA. O objetivo é atualizar a norma frente aos novos conhecimentos científicos e diretrizes estabelecidas pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), aproveitando a experiência da Cooperação Técnica entre MAPA e WSPA para atualização e capacitação dos profissionais e médicos veterinários oficiais que atuam na indústria frigorífica. Ainda aguarda publicação, processo 21000.009859/2012-04