É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Animal > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


16/12/2016 10:46 Sanidade

Aberta consulta pública para criar regulamento de identidade e qualidade de peixe congelado

Objetivo é estabelecer na legislação padrões físico-químicos específicos para o produto

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) abriu nesta sexta-feira (16) consulta pública, pelo prazo de 60 dias a contar desta data, para receber propostas para instrução normativa que estabelece o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade que deve atender o peixe congelado. A medida faz parte do Agro+, plano de modernização, desburocratização e simplificação das normas e procedimentos do Mapa.
 
A consulta pública foi aberta foi meio da Portaria nº 136, publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. O objetivo da proposta é estabelecer na legislação padrões físico-químicos específicos para o peixe congelado para auxiliar a fiscalização no controle oficial de muitas adulterações químicas, falsificações, deterioração e garantir a qualidade do alimento.

A ausência de um regulamento técnico possibilita uma concorrência desleal entre os estabelecimentos produtores, importadores e exportadores, onerando empresas que aplicam rígidos controles de qualidade. Além disso, põe em risco a saúde pública.

Outros pontos importantes do RTIQ são a agilização dos registros dos produtos (com a regulamentação, os registros passarão a serem automáticos), a redução do número de processos de registros analisados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF); a padronização da inspeção quanto aos critérios de julgamento do peixe congelado e das formas de apresentação dos cortes comerciais.

A aprovação do regulamento protegerá ainda mais o consumidor e atenderá pedidos de associações, sindicatos e indústrias de pesca e aquicultura do Brasil e o mercado internacional.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser enviadas pelo email cnt.dipoa@agricultura.gov.br ou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Coordenação de Normas Técnicas da Coordenação-Geral de Programas Especiais, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária  –  CNT/CGPE/DIPOA, Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Anexo A - Sala 414 A - CEP 70.043-900 - Brasília - DF.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

 

 


Palavras chave: peixe congelado qualidade identidade regulamento técnico consulta pública portaria propostas Mapa Dipoa sugestões


Últimas Notícias

Missão internacional 19/01/2017 23:17 Blairo defende transição em eventual mudança de padrão de consumo de alimentos
Saúde animal 19/01/2017 12:02 Mapa alerta estados para necessidade de adotar ações de prevenção à gripe aviária
Agro+ 18/01/2017 14:46 Registro de produtos de origem animal é desburocratizado
Exposição 16/01/2017 12:15 Terminam no sábado inscrições para a feira de pescado de Bruxelas
Setor Pesqueiro 13/01/2017 15:13 Mapa concede Autorização Temporária de Pesca a embarcações e pescadores


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828