É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Animal > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


25/05/2015 11:36 Sanidade animal

OIE reconhece RS e SC como zonas livres de peste suína clássica

Ministra participou da Sessão Geral da OIE neste domingo (24), em Paris

Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão reconhecidos como zonas livres da peste suína clássica durante a 83ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que teve início neste domingo (24), em Paris (França).

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da abertura da sessão ao lado de ministros da Agricultura dos seis continentes. A solenidade faz parte da programação da viagem oficial que a ministra fará a Paris, Bruxelas (Bélgica), Genebra (Suíça) e Londres (Inglaterra).

O reconhecimento internacional será oficializado na quinta-feira (28) pela OIE. Mas na tarde desta segunda-feira (25) a comitiva brasileira participará de um ato no qual o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, formalizará a decisão.

Em fevereiro, a Comissão Científica da OIE aprovou o extenso relatório brasileiro que solicitava o reconhecimento da área.

Como zonas livres de peste suína clássica, o Ministério da Agricultura espera que Rio Grande do Sul e Santa Catarina alavanquem suas vendas de carne suína ao exterior. Atualmente, os dois estados já respondem por 68% das exportações do produto.

“Este é motivo de comemoração para o agronegócio brasileiro. O reconhecimento internacional de zona livre de peste suína clássica demonstra a responsabilidade e o cuidado que o Brasil tem mantido na área de defesa sanitária”, celebrou a ministra Kátia Abreu.

Febre aftosa
Durante sua participação na OIE, a ministra apresentará aos demais países as ações voltadas para segurança sanitária previstas no Plano de Defesa Agropecuária, lançado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 6.

Kátia Abreu ainda destacará o trabalho que o Brasil e o restante dos países sul-americanos têm feito para tornar a América um continente livre da febre aftosa. A fim de atingir esse objetivo, a Embrapa deverá assinar com o governo da Venezuela um acordo de cooperação para erradicação da doença naquele país.

O Brasil tem a meta de erradicar a doença no país ainda em 2015, incorporando os estados de Roraima, Amapá e Amazonas à zona livre de febre aftosa com vacinação.

“Com os três estados livres, mais a Venezuela, seremos o primeiro continente a erradicar a febre aftosa do rebanho, uma conquista importantíssima para a defesa sanitária da região. Por isso, a pedido da OIE, propusemos a cooperação da Embrapa com o governo venezuelano. O acordo favorece o Brasil e toda a América do Sul”, destacou a ministra.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Priscilla Mendes
(61) 3218-2204
priscilla.mendes@agricultura.gov.br


Palavras chave: peste suína clássica Kátia Abreu OIE febre aftosa Rio Grande do Sul Santa Catarina


Últimas Notícias

Pesquisa e inovação 08/05/2016 12:47 Inaugurada sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas
Agropauta 02/05/2016 10:22 Mapa e Embrapa lançam Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite
Saúde animal 29/04/2016 12:10 Começa a primeira etapa da vacinação contra aftosa na maioria dos estados
Vigilância 22/04/2016 14:10 Mapa desenvolve várias ações para garantir controle sanitário durante as Olimpíadas
Rastreabilidade 20/04/2016 16:51 Ministério da Agricultura aprova nova forma de identificação de bovinos


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828