É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Animal > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


24/04/2014 14:59 Defesa sanitária

Mapa investiga caso atípico de EEB

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acionou o sistema de defesa animal para averiguar um caso provável de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), no estado de Mato Grosso. As investigações de campo indicam tratar-se de uma única suspeita de caso atípico de EEB, já que o animal foi criado exclusivamente em sistema extensivo (a pasto e sal mineral) e foi abatido em idade avançada, com cerca de12 anos de idade. Essas são as principais características de um caso atípico de EEB, pois ocorre de forma esporádica e espontânea, não relacionada à ingestão de alimentos contaminados.

Os produtos derivados desse bovino não ingressaram na cadeia de alimentação humana ou animal e o material de risco foi incinerado. Por precaução, todos os animais contemporâneos ao caso provável foram identificados individualmente e interditados.

O bovino analisado foi enviado para abate no dia 19 de março de 2014, em virtude de problemas reprodutivos ocasionados pela idade avançada e sem sintomas de distúrbios neurológicos. Durante a inspeção ante mortem, o fiscal federal agropecuário responsável pela fiscalização no frigorífico observou que havia um animal caído, ou seja, em “decúbito forçado”. Com esse quadro, o animal não foi considerado apto ao abate de rotina, sendo direcionado ao abate de emergência e submetido à colheita de amostras para o teste de EEB.

O resultado final dos exames realizados em laboratório nacional agropecuário detectou a marcação priônica. Conforme os protocolos brasileiros, foram deflagradas atividades imediatas no sentido de realizar investigação epidemiológica a campo e providências para o envio da amostra ao laboratório de referência internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, para confirmação da suspeita.

O sistema de defesa sanitária animal brasileiro relacionado à EEB já está consolidado há décadas e permitiu ao Brasil ser classificado como país com risco insignificante para a doença perante a OIE. Essa classificação é a melhor que existe no mundo. Todas as informações sobre o caso já foram repassadas pessoalmente por representantes do Mapa à OIE, que enalteceu a transparência e competência brasileira, colocando inclusive sua estrutura à disposição, assim como seus laboratórios de referência.

Para mais informações sobre a investigação de campo, clique aqui.


Palavras chave: caso atípico EEB Mapa


Últimas Notícias

Internacional 25/07/2016 09:00 Brasil e Canadá debatem agenda bilateral do agronegócio, em Ottawa
Saúde animal 20/07/2016 16:04 Mapa reorganiza trânsito de suínos e derivados
Bem-estar animal 18/07/2016 11:45 Ministério apresenta levantamento sobre transporte marítimo de animais vivos
Defesa agropecuária 08/07/2016 15:57 Ministério cria comitê para sanidade de equídeos
INFORME À IMPRENSA 01/07/2016 18:03 Nota sobre achado em fetos com malformação


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828