É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Animal > Espécies > Bovinos e Bubalinos

Bovinos e Bubalinos

Bovinos

Foto de BoiA bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial. O Brasil é dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças. Além disso, desde 2004, assumiu a liderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países.

O rebanho bovino brasileiro proporciona o desenvolvimento de dois segmentos lucrativos. As cadeias produtivas da carne e leite. O valor bruto da produção desses dois segmentos, estimado em R$ 67 bilhões, aliado a presença da atividade em todos os estados brasileiros, evidenciam a importância econômica e social da bovinocultura em nosso país. 

O clima tropical  a extensão territorial do Brasil contribuem para esse resultado, uma vez que permitem a criação da maioria do gado em pastagens. Além disso, o investimento em tecnologia e capacitação profissional; o desenvolvimento de políticas públicas, que permitem que o animal seja rastreado do seu nascimento até o abate; o controle da sanidade animal e segurança alimentar, contribuíram para que o País atendesse às exigências dos mercados rigorosos e conquistasse espaço no cenário mundial. 

Bubalinos

Foto de um BubalinoEmbora ainda mais tímida, a bubalinocultura está se desenvolvendo no país como uma alternativa rentável e saudável. Isso porque o búfalo se adapta facilmente em qualquer ambiente. A produção e o consumo de leite de búfalo vêm crescendo em função da demanda por alimentos como queijos e manteiga. Os elevados teores de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados em relação ao leite de vaca. A carne desses animais também é apreciada, contém menores índices de gordura, colesterol, calorias e contém mais proteína e minerais que a dos bovinos.

O rebanho brasileiro está estimado em torno de 1,15 milhão de bubalinos, sendo a região Norte, com 720 mil animais, a maior produtora do País, com destaque para o Pará, que responde por 39% do rebanho nacional.  Em seguida aparecem o Nordeste e o Sudeste, com 135 e 104 mil cabeças, respectivamente. 

Cerca de 84% da carne bovina produzida no Brasil atende ao mercado interno, o que corresponde a um consumo médio de 37 kg por habitante, por ano.

As exportações brasileiras de carne bovina representarão cerca de 60% do comércio mundial em 2018/2019.

O Brasil pouco importa carne bovina, pois os produtos brasileiros superam os internacionais quando o assunto é custo, benefício e qualidade.

Conteúdos Relacionados

Notícias

Meteorologia 16/12/2013 18:00 Possibilidade de chuva em vários estados do país
Inflação 13/01/2011 09:39 Momento é de reequilíbrio no preço dos alimentos para consumidor
Sanidade 28/12/2010 17:42 Brasil amplia área livre de febre aftosa
Internacional 27/12/2010 09:01 Japão e Coreia serão prioridades em 2011
Comércio Exterior 24/12/2010 12:32 Brasil retoma exportações de carne para os Estados Unidos

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828