É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Animal > Dipoa > Dipoa Consumidor

Dipoa para Consumidor

 

Porque a inspeção sanitária é importante?

 

A transformação de animais em alimentos traz riscos de contaminação dos produtos devido a microorganismos que estão presentes nos animais e nas condições de higiene durante o processamento. A transmissão desses microorganismos aos alimentos pode afetar severamente a saúde dos consumidores e por este motivo todos os estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA dispõem de Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário (FFA-MV) para realizar a inspeção e a fiscalização do cumprimento das exigências sanitárias.

Este profissional observa o atendimento aos atos normativos vigentes e a conformidade dos processos desenvolvidos.  O seu trabalho envolve inúmeras atividades como a verificação da qualidade da água utilizada pela indústria, a higiene do estabelecimento, a manutenção da estrutura e de equipamentos, o uso de aditivos nos alimentos formulados, o controle de formulação dos produtos, o atendimento às boas práticas de fabricação, a conformidade dos rótulos utilizados nos produtos, o manejo humanitário, a saúde dos animais, a coleta de amostras para análises oficiais e a certificação para a expedição dos produtos elaborados adequadamente, que estão dentro dos padrões.

Nos estabelecimentos de abate a presença diária destes profissionais é obrigatória para a identificação de possíveis doenças, a destinação das peças que possam estar comprometidas e a supervisão geral dos procedimentos nos abatedouros. Nos estabelecimentos processadores, como laticínios, fabricas de conserva e entrepostos a sua presença é periódica e feita por meio de supervisões.

Além da atuação junto aos estabelecimentos o FFA-MV também atua nas SFAs e na sede do DIPOA. O trabalho nos escritórios é realizar análises finais de processos, elaborar e atualizar as normativas existentes, realizar auditorias e receber visitas técnicas de outros países, além de responder diversas demandas das diferentes instituições nacionais e internacionais.

Notícias

Setor Pesqueiro 13/01/2017 15:13 Mapa concede Autorização Temporária de Pesca a embarcações e pescadores
VBP 13/01/2017 11:27 Valor da Produção de 2016 fecha em R$ 527,9 bilhões
Conservação 11/01/2017 14:56 Embrapa publica inventário de recursos genéticos animais
Defensivos 10/01/2017 11:18 Mapa altera registros de agrotóxicos destinados às pragas do trigo e da cevada
Santa Catarina 09/01/2017 18:22 Pesca é alternativa para maior participação no agro mundial

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828