É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Animal > Alimentação Animal > Aditivos

Aditivos

O registro de aditivos para alimentação animal é coordenado pelo Ministério da Agricultura, por meio da Divisão de Fiscalização de Aditivos, da Coordenação de Produtos para Alimentação Animal (CPAA).
Instrução Normativa 13/04 estabelece as normas para o registro de aditivos para produtos destinados à alimentação animal.

Os aditivos nutricionais são registrados pela Superintendência do MAPA no estado de jurisdição da empresa e o registro dos demais aditivos é realizado pela Divisão de Fiscalização de Aditivos, em Brasília.

Conforme o sistema informatizado de registro utilizado no estado, será adotado um procedimento específico.
Nos estados de Goiás e nos estados das regiões Norte e Nordeste, onde se utiliza o Sistema Integrado de Registro de Produto e Estabelecimento (Sipe) Oracle, a empresa deve dar entrada na solicitação de registro do aditivo por meio de processo.
Nos demais estados, onde se utiliza o Sistema Integrado de Registro de Produto e Estabelecimento (Sipe 2000), a empresa deve cadastrar a solicitação de registro no sistema, de forma on line, e posteriormente dar entrada com a documentação exigida em legislação, ou enviar via correio, quando o registro for analisado por Brasília.


PRODUTOS REGISTRADOS NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL


De acordo com a Portaria n° 808, de 06 de novembro de 2003, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) pelo MAPA com o objetivo de analisar e reavaliar o uso das substâncias químicas: CARBADOX, OLAQUINDOX, BACITRACINA DE ZINCO, ESPIRAMICINA, VIRGINIAMICINA e FOSFATO DE TILOSINA como aditivos em produtos para alimentação animal. Disponibilizamos abaixo os arquivos contendo as conclusões do trabalho do grupo e o relatório com a posição do GT. 
 


LISTA DE ADITIVOS REGISTRADOS - Lista de Aditivos Melhoradores de Desempenho e Anticoccidianos para uso em produtos destinados à alimentação animal registrados no MAPA.


COMUNICADOS

Atualizado em 06/05/2013
 

Notícias

Meteorologia 16/12/2013 18:00 Possibilidade de chuva em vários estados do país
Animal 17/12/2010 01:00 Alimento animal não terá registro prévio
Riscos e Alertas 23/03/2010 00:00 Produtos de origem animal: mais de 99% das amostras analisadas estão regulares

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828