Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Planejamento estratégico

Planejamento Estratégico

publicado 27/03/2017 11h40, última modificação 17/04/2017 15h44

No mês de agosto de 2015 teve início ao processo de revisão do Planejamento Estratégico do Mapa.

Mais do que cumprir as determinações dos órgãos de controle, trata-se de um marco para a gestão do ministério.

A iniciativa permitiu a reavaliação da missão e visão organizacionais e a elaboração de um novo Mapa Estratégico para o período de 2016 a 2019. O método de construção foi o mesmo adotado com sucesso no processo de planejamento estratégico do período anterior – o Balanced Scorecard – BSC.

Com isso, o ministério deu um passo à frente para o alinhamento da estratégia com os processos internos, e a convergência de ações com o PPA e a LOA para um papel efetivo do Mapa na promoção e execução da política agropecuária brasileira.

O trabalho conta com apoio de consultoria especializada em planejamento e gestão estratégica, mas o sucesso dos trabalhos de planejamento e a continuidade da implantação e do monitoramento dos resultados dependerão do envolvimento e comprometimento de todos os servidores do MAPA. Para tanto, o processo contará com ampla divulgação interna dos eventos e produtos, para que o planejamento tenha a colaboração dos dirigentes e servidores do Mapa, das entidades vinculadas e das Superintendências Federais de Agricultura.

 

Planejamento Estratégico 

Diagnóstico da Estratégia

Cadeia de Valor

Mapa Estratégico

Indicadores e Metas

Projetos Estratégicos

Painéis de Contribuição

Eventos

Galeria de Fotos

Contatos

 

Plano Diretor Municipal Rural

A Lei nº 8.171/1991 determina que o planejamento agrícola seja feito de forma democrática e participativa, cabendo ao Mapa  a coordenação, em nível nacional, das atividades de planejamento agrícola, em articulação com os estados, o Distrito Federal, os territórios e os municípios, provendo instrumento metodológico prático que apoie os municípios na elaboração e gestão de planos diretores municipais rurais. O Plano Diretor é obrigatório para municípios com população acima de 20.000 habitantes, conforme determina o Estatuto da Cidade e deve ser aplicado em todo o território municipal.

Guia para Elaboração de Plano Diretor Municipal Rural

planejamento.png